EMATER/RS – ASCAR ASSESSORA O USO DA HOMEOPATIA EM PROPRIEDADES RURAIS LEITEIRAS.

• A FAMÍLIA APPEL TEM RESULTADOS POSITIVOS COM O USO DA HOMEOPATIA NO REBANHO LEITEIRO

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 31/05/2019 às 07:36   |   Imprimir

A homeopatia foi criada e idealizada em 1796 pelo médico Samuel Christian Frederick Hahnemann. É caracterizada por analisar o sistema como um todo. Alguns de seus benefícios são o fato de não deixar resíduos no ambiente, não agredir o homem, os animais, o solo, as plantas e possuir um custo muito baixo para quem a utiliza.

O casal Jederson e Carla Appel  aderiram  à utilização da homeopatia para tratar seu rebanho leiteiro, como alternativa aos medicamentos tradicionais. Por possuir resultados satisfatórios e não deixar resíduos no leite, foi a opção escolhida para reduzir os custos da propriedade com medicamentos, melhorando a saúde do rebanho e, consequentemente, a qualidade do leite.

Por meio da assistência técnica da equipe do escritório municipal da EMATER/RS – ASCAR de São Martinho, a prática da homeopatia está sendo utilizada na propriedade da família há mais de 2 anos e, após realizar uma avaliação sobre a utilização da mesma, a equipe constatou que o tratamento vem resultando em diminuição de 90% da ocorrência de traços de mastite no rebanho leiteiro.

A prática terapêutica homeopática foi regulamentada a partir da Lei nº 10.831, do Ministério da Agricultura e Abastecimento, por meio da Instrução Normativa nº 46/2011, onde consta que foi legalizado o uso de produtos homeopáticos, sendo recomendados tanto para o controle de doenças e pragas, assim como para reequilíbrio fisiológico das plantas. Outros benefícios que podem ser atribuídos ao uso da homeopatia no setor leiteiro são o aumento e regularização da produção, ação no temperamento e na diminuição do estresse dos animais e maior independência do agricultor.

A equipe do Escritório Municipal da EMATER/RS – ASCAR salienta que é sempre necessário consultar um médico veterinário homeopata, antes da utilização de qualquer medicamento.